Nesta quarta-feira o governo do Rio Grande do Sul determinou a volta dos telespectadores nos estádios. Porém, algumas regras foram estipuladas e também diversos protocolos sanitários a serem seguidos.
O limite de pessoas por evento será de 40% da capacidade do local ou 2,5 mil pessoas nos estádios maiores. A informação foi divulgada pelo gabinete de crise do governo gaúcho.
“Foi uma tratativa longa e muito ponderada dada a importância do fato e do momento. Acredito que esse é um primeiro e fundamental passo para que consigamos construir a retomada cada vez mais completa do futebol, assim como outros setores da sociedade já estão fazendo com sucesso. Contamos agora com o apoio dos clubes e da sociedade como um todo para que possamos seguir sempre em frente” – Presidente da FGF Luciano Hocsman
O governo justificou a medida com as baixas internações nas UTI’s por conta da pandemia, outro fator a favor foi o bom andamento das vacinas no estado trazendo boas perspectivas.
- 40% do público por setor (vedado concentrar em único setor)
- Teto de 2,5 mil pessoas
- Abertura antecipada dos portões, para evitar aglomeração
- Ordenamento na saída por setor, para evitar aglomeração na dispersão
- Manutenção de distanciamento entre grupos, vedada aglomeração
- Monitores para cumprimento de protocolos por parte do público
- Venda de ingressos presencial exclusivamente em datas anteriores ao evento
- Venda de ingressos na data exclusivamente por meio eletrônico
- Manutenção do uso obrigatório da máscara, conforme lei federal
No entanto, abrir o Beira-Rio com a capacidade máxima de 2,5 mil pessoas, seria inadequado em questões financeiras, pois o custo para realizar do evento com torcida seria maior que a arrecadação das vendas de ingressos.