Clubes uruguaios no Gauchão? Projeto ambicioso ganha força após declarações de presidente
Uma provocação que pode se transformar em realidade: e se Peñarol e Nacional, dois dos maiores clubes do Uruguai, integrarem o Campeonato Gaúcho em 2026?
A proposta, revelada pelo jornalista Martín Charquero, da rádio Carve Deportiva, ganhou destaque durante o sorteio dos grupos da Libertadores desta segunda-feira.
Segundo a apuração, Ignacio Ruglio, presidente do Peñarol, confirmou o interesse em inserir as duas potências charrúas no cenário estadual do Rio Grande do Sul.
Em declarações, Ruglio defendeu que Peñarol e Nacional ampliem sua atuação internacional além dos tradicionais cenários da Libertadores e Sul-americana.
“Diego Aguirre me apresentou o presidente do Inter, que estava com D’Alessandro, e se encantou com a possibilidade (de Peñarol e Nacional no Gauchão). Nos próximos dias viajarei a Porto Alegre para me reunir com ele a ver se podemos falar com as pessoas que organizam o Campeonato Gaúcho para ver se poderia haver um convite para nós” – Disse o presidente do Peñarol
“Creio que Inter e Grêmio, estando Peñarol e Nacional no Gauchão, podem melhorar direitos televisivos e vendas de ingressos. E para quando estrear na Libertadores, estaremos com rodagem internacional que nos permita outro ritmo para jogar” – Ressaltou o presidente do clube uruguaio.
O dirigente adiantou que pretende dialogar com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para viabilizar a participação.
O formato atual do Gauchão, concentrado em aproximadamente dois meses, seria um facilitador para a ideia – já que permite conciliar os calendários.
Vale lembrar que a final do estadual gaúcho ocorreu no último domingo, mesmo período em que o Campeonato Uruguaio seguia com sua sexta rodada do Apertura.
A iniciativa não seria isolada. De acordo com Ruglio, há apoio mútuo entre as instituições: Flavio Perchman, vice-presidente do Nacional, e Ignacio Alonso, líder da Federação Uruguaia, já teriam sinalizado positivamente.
O presidente do Peñarol também revelou um elo importante com o cenário gaúcho: através de Diego Aguirre, ex-jogador do Inter e atual técnico do clube carbonero, e Andrés D’Alessandro, diretor do Colorado, estabeleceu contato com Alessandro Barcellos, presidente da FGF.
O movimento, ainda em fase embrionária, acende debates sobre a internacionalização de campeonatos estaduais e a possibilidade de criar pontes históricas entre o futebol gaúcho e uruguaio.
Resta saber se a ousadia terá eco nas negociações formais – e como torcedores de ambos os lados do Chuí reagiriam ao inédito cruzamento de tradições.

Por apenas R$49,90
Para juntar aquele momento de prazer com o clube do coração
PARA ADQUIRIR A SUA BASTA ACESSAR O LINK ABAIXO
http://bit.ly/Cuiacolorada