Edenílson ja esteve quase deixando o Inter, mas o contexto dessa história mudou. Após ser convocado pelo técnico Tite para defender a seleção brasileira, e conversas com a direção colorada, essa possibilidade da saída do jogador diminuiu. Mesmo que o mercado da bola esteja aberta, a saída do jogador é considerada improvável.
O primeiro clube interessado no jogador foi o Al-Shabab, da Arábia, mas a negociação acabou não ocorrendo e o jogador permaneceu no clube gaúcho.
Após isso, Edenílson teve conversas com os dirigentes e revelou que seu vínculo com o Internacional estaria chegando ao fim, e que toparia ser negociado com o próximo time interssado no jogador. A diretoria considera o meia um dos líderes da equipe, tanto dentro, quanto fora do campo, e a saída do jogador causaria prejuízos para o elenco.
Mas no final, a equipe melhorou, e tanto que o técnico Tite o convocou para a seleção brasileira para defender o Brasil nas eliminatórias de 2022. Para o Inter, o jogador foi reconhecido e valorizado, e as chances da saída do meia ficaram para trás.