Inacreditável; CBF Libera Áudio e Vídeo do VAR Lances Polêmicos

COMPARTILHE:

Entenda como as conversas entre o árbitro de campo e o assistente de vídeo resultaram na anulação de dois gols, na marcação de um pênalti para o Timão e na análise de um possível pênalti para o Internacional.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no início da tarde de domingo (04/05/2025) os arquivos de áudio e vídeo que documentam a atuação do VAR nos momentos decisivos do duelo entre Corinthians e Internacional, realizado na Neo Química Arena e concluído com vitória alvinegra por 4 a 2.

Nas imagens, observa-se a comunicação entre o árbitro de campo Paulo César Zanovelli da Silva e o árbitro de vídeo Paulo Renato Coelho, responsáveis pela revisão dos quatro episódios mais questionados da partida.

Ao longo do confronto, o VAR foi acionado três vezes, influenciando diretamente o placar: dois gols do Corinthians foram anulados e um pênalti foi assinalado para o time paulista já nos instantes finais.

Além disso, durante o primeiro tempo, o recurso de vídeo checou um possível pênalti a favor do Internacional, mas entendeu que não houve falta.

Situação 1: Pedido de pênalti para o Internacional

– “Quem busca o contato é o jogador do Inter. Ele bota a mão no peito do jogador do Corinthians e ele joga a perna direita na perna do jogador (Yuri). Ele arrasta a perna, olha! Perfeito?” – diz Paulo Renato, o responsável pelo VAR.
– “Tudo na área checado, ok? Não tem ação de tiro penal” – conclui o árbitro de campo, encerrando a análise sem marcar a penalidade.

Situação 2: Primeiro gol anulado do Corinthians

– “No lance do meio (disputa de bola entre Matheuzinho e Wesley), quem toca a bola é o jogador de vermelho, ok? É algo que você não viu no campo, tá? Ele toca a bola e depois tem um contato. Para mim, tem uma ação faltosa do jogador do Corinthians. Eu te recomendo uma revisão para você olhar uma falta” – orienta Paulo Renato Coelho.
– “Paulo, é um lance muito fino, mas para mim é falta, tá? Vou anular o gol” – decide Paulo César Zanovelli, invalidando o tento de Yuri Alberto.

Situação 3: Segundo gol anulado do Corinthians

– “A ação é muito clara, faltosa. Ele faz uma alavanca com a perna. Para mim, tem uma ação faltosa clara. Paulo, recomendo revisão para possível falta” – recomenda o árbitro de vídeo.
– “Achei que quem tinha tocado era o (André) Ramalho. Me dá outra imagem, uma de frente. Quem toca a bola é o de vermelho e tem uma alavanca imprudente. É, foi falta. Para mim, falta imprudente. Vou anular o gol e vou dar a falta” – sinaliza Zanovelli antes de cancelar o gol de Memphis Depay.

Situação 4: Pênalti para o Corinthians

– “Cara, quem joga a bola primeiro? Para mim, tem uma ação muito clara. Quem toca a bola é o jogador do Corinthians e tem uma pezada do jogador do Inter no peito dele. Para mim, ele toca a bola e é consequência do movimento. Quero uma clara pra ver onde toca primeiro, se é no peito ou se é no pé. É muito fino. Paulo, vou te recomendar uma revisão para possível penal.” – explica Paulo Coelho.
– “Cara, para mim é tiro penal. É imprudência, ele tenta jogar a bola. Qual que é o jogador? Para mim, é temerário. É uma ação temerária, ele não acerta o chute e acerta o peito do jogador. Ação faltosa e tiro penal, ok?” – confirma Zanovelli, assinalando a penalidade para o Timão nos acréscimos.

Com essa divulgação, a CBF reforça a transparência no uso do VAR e oferece a torcedores e clubes acesso direto às comunicações que influenciaram decisões cruciais no clássico.

Dê uma olhada no Kit Ate 15 Pares Meia Cano Alto Algodão Unissex 36-42

por R$14,99

https://s.shopee.com.br/BH1KMIrsH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *